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Açúcar e alimentação infantil - Nutritivos

| Em 17, jan 2016

Alimentação infantil é coisa séria.

Faço aqui um apelo para mamães e papais de bebês (e principalmente avós, tias e etc): não dê açúcar ao seu filho/a! Existe um motivo para isso. Bebês não sabem que o maracujá é azedo, que é “sacanagem dar abacate sem açúcar”, que suco não adoçado “amarra a boca”, que aquilo é “só um pedacinho de chocolate ou um pouquinho de sorvete” e coisas do tipo.
Até os seis meses de idade, preconiza-se o aleitamento materno exclusivo. Este leite já tem lactose que é levemente adocicada – e juro, isso basta! Depois disso, é preciso fazê-lo provar o azedo, amargo, salgado – o doce ele já conhece. O carboidrato que ele precisa para ter energia já está presente nas frutas e na comidinha em quantidades suficientes.

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Dar açúcar não é sinônimo de amor.

Aprenda que quanto mais alimentos adoçados dermos, mais eles vão gostar quando crescer, porque ele está formando sua identidade paladar. E o resultado disso já sabemos, é só ver como cresce o número de casos de obesidade infantil, diabetes, síndrome metabólica e, doenças inéditas em crianças como cardiovasculares e hepáticas.
Seus filhos vão comer aquilo que vocês ensinarem. É claro que mais pra frente ele comerá açúcar, mas até lá, já gostará de muitos outros alimentos também que poderá usar como aliados. Fora que o açúcar branco é caloria vazia, não tem nenhum nutriente importante para o organismo.
Preste atenção às papinhas industrializadas, iogurtes.

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Um dado interessante, que serve para nós adultos também, é: o açúcar está presente em 74% dos alimentos industrializados. A estatística americana diz que a população consome uma média de 66 quilos por ano de açúcar oculto! Adote o costume de ler o rótulo dos produtos, procure por açúcar, açúcar invertido, xarope de glicose, xarope de frutose, frutose, assim como adoçantes também. Prefira sempre o natural, o simples, o básico. Sua saúde não terá o impacto desses vilões.
Eduque seus filhos nutricionalmente.

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