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Leite e doenças com deficiência de cálcio - Nutritivos

| Em 31, jan 2016

Lendo um pouco sobre desmineralização óssea, osteopenia, osteoporose e afins, me deparo,  algumas vezes, com indicações de consumo de leite e derivados para melhorar quantidade de cálcio nos ossos. Então, nos deparamos com alguns erros de percurso.

normal-osteoporose-comparacao-calcio-dietas-doencas-lactose-leite-saude-bem-estar-leite-e-doenas-com-deficincia-de-clcioImagem para comparação de ossos saudáveis x ossos com carência de cálcio

Primeiramente, deve-se analisar como surgiu essa deficiência de cálcio. Pode ser por envelhecimento, hereditariedade, doença renal, do fígado ou da tireóide, por exemplo, que podem estar desregulando o PTH, que tira o cálcio dos ossos. Além disso, também pode ser por fatores nutricionais, como baixa vitamina D, que também influencia no PTH. Todos esses fatores influenciam na quantidade de cálcio que estará em nossos ossos. Adianta dar leite e derivados por conta do cálcio, sendo que esse cálcio não chega onde deve?

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Em segundo lugar, leite e derivados acidificam o pH sanguíneo. Um sangue muito ácido causa desmineralização óssea, prejudicando ainda mais o quadro. Então é correto colocar leite e derivados na dieta de uma pessoa com baixo cálcio nos ossos? Não, o caminho é exatamente o oposto.

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É necessário sim dosar o cálcio, mas existem outros alimentos com boa biodisponibilidade de cálcio que não o leite e derivados, como é o exemplo dos vegetais verde escuros e das leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e ervilha).

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Uma dieta equilibrada pode ajudar no quadro com a suplementação necessária. O magnésio, por exemplo, modula a secreção de PTH e ativa a vitamina D. A vitamina K atua na coagulação sanguínea e na saúde óssea, sendo necessária para formação do GLA (ácido carboxiglutâmico) que é fixador de cálcio no osso, junto com a vitamina D.

Procure sempre um nutricionista funcional para te orientar.

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