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Líquido durante as refeições faz mal? - Nutritivos

| Em 03, fev 2016

Em suas refeições, ingerir comida e bebida ao mesmo tempo não é o ideal. Esse é um hábito cultural das pessoas e, como todo hábito, pode ser mudado.

Fala-se e pergunta-se muito sobre isso e a explicação é clara e simples: a presença do alimento, seja apenas o cheiro, já estimula nosso estômago a secretar seu conteúdo ácido, que é responsável pela digestão da proteína e também pela acidificação do bolo alimentar. Sabe-se que o alimento, transformado em bolo alimentar, vai para o intestino quando estiver diluído, hiperosmolar e ácido, o que é dificultado quando ingerimos líquido junto às refeições, por diluir o ácido clorídrico e algumas enzimas digestivas.

O líquido, por sua vez, ao afetar a digestão, dificultará a absorção correta de nutrientes e vitaminas. Assim, nosso corpo precisará produzir mais gastrina – hormônio que estimula a liberação de ácido – e de mais ácido para a digestão que demandará maior tempo para ocorrer, podendo gerar gases, flatulência e aumentar a chance de dores e lesões gástricas

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Outro ponto que deve-se destacar, é que o consumo de líquidos junto às refeições pode influenciar no mecanismo de nossa saciedade. Isso acontece porque o líquido aumenta nossa parede estomacal, sinalizando para o cérebro que ainda há espaço para ser preenchido, fazendo com que nossa fome demore mais a desaparecer.

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O ideal para o consumo de bebidas é de até 15 minutos antes ou 45 minutos depois das refeições, numa quantidade máxima de 250ml. Ainda assim, evite bebidas industrializadas, açucaradas, diet e light. Prefira a água ou sucos naturais cítricos, como o suco de laranja, de limão e abacaxi, pois podem auxiliar na absorção de alguns minerais devido sua acidez.

O líquido durante as refeições não é uma necessidade do ser humano. Procure diminuir sua quantidade que, com o tempo, é possível eliminá-lo de vez.

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