Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sem comentários

O cacau e a alfarroba - Nutritivos

| Em 17, jan 2016

O cacau

É considerado um alimento funcional por conter antioxidantes. Aliás, grande quantidade de antioxidantes, ficando um patamar acima das frutas vermelhas, segundo classificação ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), índice que classifica a capacidade antioxidante dos alimentos. Sim, o cacau cru é considerado um super alimento!

bigshutterstock98978015-acucar-alimentacao-infantil-cacau-chocolate-o-cacau-e-a-alfarroba
Os polifenóis existentes no cacau auxiliam na queima de gordura, na melhora do sistema imunológico, na redução de colesterol LDL e no aumento do HDL, na modulação da pressão arterial e na redução dos radicais livres.
Seu uso pode ser diário, mas não necessariamente na forma de chocolate. O cacau em pó pode ser adicionado à frutas, achocolatados funcionais, chás, shakes, smoothies.

O chocolate

Recomenda-se sempre o consumo de chocolate amargo, quanto maior a concentração de cacau melhor, assim, temos seus efeitos positivos. Caso contrário, estaremos consumindo excessivamente açúcar e gordura hidrogenada.

chocolatenegro-acucar-alimentacao-infantil-cacau-chocolate-o-cacau-e-a-alfarroba

Lembrando que chocolate branco nem deve ser considerado chocolate, pois não tem a semente de cacau na preparação, apenas a gordura.
Um ponto importante a destacar, é que existem pessoas sensíveis ao cacau, então, uma opção é a alfarroba.

Leia também:  Receita: Achocolatado funcional

A alfarroba

Nela não contém glúten, lactose ou açúcar. É uma vagem da qual se extrai o pó usado no lugar do cacau. É naturalmente doce e por isso não é adicionado açúcar à preparação.

alfarrobaemp-acucar-alimentacao-infantil-cacau-chocolate-o-cacau-e-a-alfarroba

A quantidade de gordura também é bem menor, enquanto o cacau pode ter até 23% de gordura, a alfarroba tem 0,7%.
Apesar de todas essas qualidades em relação ao cacau, a alfarroba não contém as características funcionais do cacau.

Assim, procure um profissional para te orientar, ele saberá qual a melhor opção para você e qual a quantidade de consumo indicada.

Comente :)