Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sem comentários

Por que a maçã dá fome? - Nutritivos

| Em 15, dez 2015

Muitas pessoas me perguntam (inclusive eu me perguntei toda a vida) por que a bendita da maçã dá fome logo depois que a comemos. Abre um buraco no estômago.
Já havia lido algumas coisas que diziam que era porque a maçã é rapidamente absorvida e sobra insulina no corpo, que necessita de glicose e por aí vai.

Mas foi na minha época de pós graduação que tive uma resposta que me convenceu.
Existe um tipo de açúcar chamado arabinose, que é produzido em nosso corpo na presença da Candida. Essa arabinose leva a um quadro de hipoglicemia, o que sinaliza a sensação de fome em nosso corpo.

Ou seja, pessoas que têm predisposição à uma síndrome fúngica sentirão fome assim que comerem uma maçã, que aparentemente é a principal fonte alimentar deste tipo de açúcar.

Uma forma de amenizar essa fome toda é não consumir apenas a maçã isolada nos lanches intermediários durante a dia. Prefira consumi-la junto com algum cereal como aveia e linhaça, com oleaginosas ou sementes, pois estes alimentos, por conterem fibras e gordura boa, ajudam a segurar o tempo de esvaziamento gástrico.

Leia também:  Leite e doenças com deficiência de cálcio

A dieta para tratamento antifúngico exige acompanhamento nutricional para algumas restrições dietéticas e para adequação de nutrientes como vitamina B6, biotina, vitamina C, entre outras. Este tratamento é importante não só pelo fato da maçã, mas também pela arabinose poder formar complexos que estão ligados à doença de Alzheimer, autismo e à deficiência funcional de vitaminas, por exemplo.

Ouça sempre seu corpo!

Comente :)