Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sem comentários

Porque a vitamina D é importante - Nutritivos

| Em 28, fev 2016

A vitamina D é essencial para o corpo humano. Sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Alguns alimentos, como: peixes gordos, grãos, cereais integrais e vegetais verde escuros, são fontes de vitamina D, porém, 90% da vitamina D que necessitamos é produzida pelo corpo, através da luz do Sol.

pessoa-tomando-sol-osteoporose-saude-bem-estar-suplementacao-vitaminas-porque-a-vitamina-d--importante

Sob ação dos raios ultravioletas, uma molécula precursora que temos na pele transforma-se na forma inativa da vitamina, que será convertida pelos rins e fígado para a forma ativa. E em uma velocidade muito rápida – pessoas que tomam banho de Sol no verão, por 30 minutos, produzem cerca de 20.000 UI de vitamina D, o equivalente a 200 copos de leite ou 50 tabletes de suplemento oral (400 UI).

vitamina-d-osteoporose-saude-bem-estar-suplementacao-vitaminas-porque-a-vitamina-d--importante
Algo importante a ressaltar é que ela é sintetizada a partir do colesterol, tratando-se então de um hormônio esteroide e não apenas uma vitamina. Assim sendo, relacionamos – erroneamente – a deficiência de vitamina D apenas à osteoporose, quando o quadro vai bem além.

suplemento-vitamina-d-osteoporose-saude-bem-estar-suplementacao-vitaminas-porque-a-vitamina-d--importantePor ser um hormônio esteroide, ela controla diretamente a ativação de 229 genes em todas as células do corpo humano, sendo fundamental para a absorção intestinal de cálcio, absorção de fósforo, desenvolvimento de ossos e dentes, cofator da fisiologia da tireoide, síntese de fatores de coagulação, tratamento de doenças infecciosas e terapêutica no sistema nervoso.
Sua deficiência relaciona-se com o câncer, infarto, doenças infecciosas, baixa imunidade, diabetes, doenças cardiovasculares e (também) osteoporose.

Leia também:  Líquido durante as refeições faz mal?

Condições que podem demandar maior aporte de vitamina D:

  • Pessoas acima de 90kg;
  • pessoas acima de 55 anos e pele negra.

Não deixe de dosar sua vitamina sérica. Lembrando que quando consumida dentro das quantidades recomendadas, a vitamina D não interage com nenhuma outra substância. Porém, quando ingerida em excesso pode levar a alta absorção de cálcio. Portanto, procure um médico ou nutricionista para adequá-la a você.

Comente :)