Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sem comentários

Qual a diferença entre Diet e Light? - Nutritivos

| Em 24, fev 2016

Você sabe o que significa quando um produto é diet ou light?
Vemos nos supermercados que as opções de produtos assim são inúmeras, mas qual a finalidade e diferença entre eles?

Diet

Um alimento diet é aquele que tem ausência total de algum componente da fórmula. Ele se destina para grupos populacionais com necessidades específicas. Por exemplo, diabéticos que não podem consumir o açúcar, então, um produto diet indicado para eles é aquele que não tem nada de açúcar. A maioria dos produtos diet são isentos de açúcar, mas é sempre bom conferir no rótulo para ver se o ingredientes retirado foi mesmo o açúcar e não a gordura ou sódio.

Light

Um alimento light tem redução de pelo menos 25% de um dos componentes da fórmula. Assim, o produto continua contendo esse ingrediente, mas em menor quantidade. Produtos lights são, teoricamente, indicados para pessoas que estão em uma reeducação alimentar e que consomem, por exemplo, quantidade reduzida de açúcar, de gordura, sódio.
Um ponto importante a se destacar é que, ao retirar totalmente ou uma parte de certo ingrediente, para manter o sabor agradável e/ou textura do produto, muitas vezes a indústria precisa substituí-lo por outro ingrediente e aí entra a parte complicada.

Leia também:  Líquido durante as refeições faz mal?

Vejamos o exemplo destes dois chocolates:

diferencaentrechocolatedietenormalnestle-acucar-aspartame-diabetes-diet-dietas-emagrecimento-light-qual-a-diferena-entre-diet-e-light

A versão diet é isenta de açúcar, porém, a quantidade de gordura é maior do que a opção com açúcar. Assim, deve-se estar sempre atento ao rótulo para saber realmente o que você está consumindo, uma vez que produtos diet podem não ser a melhor opção para quem quer reduzir o peso.

Outro ponto legal de olhar é a lista de ingredientes. Vale a pena um produto não ter açúcar mas ter adoçante? Já falamos sobre adoçante neste artigo aqui, dê uma olhada.

Precisamos ter sempre em mente qual nosso objetivo na hora de comprarmos um produto. A teoria é bem simples, mas a hora da compra exige atenção.

Comente :)