Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sem comentários

Receita de estrogonofe vegano com creme de tofu

Amanda Florençano Gallão

Está com aquela vontade de comer estrogonofe mas não quer se entregar ao creme de leite?
Saiba que existem opções para deixar sua preparação um pouquinho mais saudável.

Hoje temos uma receita que foi elaborada com creme de tofu para o preparo do estrogonofe.

O que é o tofu?

tofu-o-que-e-lactose-nutricao-nutricao-funcional-receitas-salgadas-tofu-veganismo-vegetarianismo-receita-de-estrogonofe-vegano-com-creme-de-tofu

Bom, o tofu é de origem chinesa, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. Ele é chamado de queijo de soja pois seu processo de fabricação, a partir do leite de soja, é bem parecido com o processo do queijo fabricado a partir do leite e também por possuir aparência semelhante, apresentando-se sob a forma de cubo. O tofu tem uma textura firme, a cor branca cremosa e sabor suave e delicado, sendo assim, temperaremos bem para que ele dê sabor ao seu estrogonofe.

Agora vamos à receita do creme de tofu para ser usado na preparação do estrogonofe.

Ingredientes

  • 1 bloco de tofu (200 a 250g)
  • cebola picada (1/3 unidade)
  • salsinha (½ maço)
  • orégano (2 colheres de chá)
  • azeite extra virgem (4 colheres de sopa)
  • limão espremido (1 unidade)
  • sal e pimenta do reino a gosto.

O limão deu todo o toque especial. Muito bom, não deixe faltar!

Modo de preparo

Pique o tofu em pedaços menores. Coloque-o no liquidificador junto com os outros ingredientes e bata tudo.
O creme de tofu tem validade de até 5 dias se for mantido sob refrigeração. Ponto positivo: dá para congelar também.

Leia também:  Líquido durante as refeições faz mal?

Ok, com o creme em mãos basta usá-lo como substituto do creme de leite no preparo do seu estrogonofe. Lembrando que, para deixar sua receita mais saudável, opte por reduzir ou evitar o uso de molhos prontos, como por exemplo, preparando seu molho de tomate bem leve e temperadinho e adicionando o creme de tofu no final, depois de tudo pronto.

strogonoffvegano-lactose-nutricao-nutricao-funcional-receitas-salgadas-tofu-veganismo-vegetarianismo-receita-de-estrogonofe-vegano-com-creme-de-tofu

Mas, quando falamos em valor nutricional, o tofu é realmente mais vantajoso do que o creme de leite? Bom, uma vez que ele tem como base a soja, não perdemos a combinação carboidrato e leguminosa que tanto prezamos na alimentação do brasileiro, mas o tofu fazendo o papel do feijão.
Em relação às fibras e macronutrientes, de acordo com comparativo feito através de dados da Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) de 2011, elaborada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), – há uma boa diferença entre eles.
Em 100g de cada produto, foi comparado a quantidade de lipídios (gordura), proteína e fibras. Segue abaixo o resultado:
Lipídio:
Enquanto o creme de leite tem 22,5g de lipídio, o tofu tem 4g.
Proteína:
Enquanto o creme de leite tem 1,5g de proteína, o tofu tem 6,6g.
Fibra:
O creme de leite não contém fibra, o tofu tem 0,8.

O creme de tofu é também uma boa opção para aqueles que são veganos, pois não é de origem animal.
– “Ah, mas eu também poderia usar creme de soja industrializado.” – Em comparativo com algumas marcas no mercado, em 100g deste produto, encontramos uma média de 15,3g de lipídio, 2g de proteína e nenhuma fibra.

Leia também:  Gengibre

Um recado para os veganos: seja qual for o sabor escolhido para seu estrogonofe existem formas de deixar seu prato mais rico em proteínas.
Uma opção é utilizar o broto de feijão – lembra a crocância da batata palha, mas com pouco sódio –, sementes de abóbora ou de girassol e adicionar cogumelo Paris. Junto à refeição, procure consumir uma salada com vegetais verde escuros.

estrogonofedeshitake-lactose-nutricao-nutricao-funcional-receitas-salgadas-tofu-veganismo-vegetarianismo-receita-de-estrogonofe-vegano-com-creme-de-tofu

Lembrando também que é importante olhar para os carboidratos na hora de montar o prato e reparar em seus índices glicêmicos. Cuidado especial para o arroz (prefira o integral) e para a batata inglesa (palha, assada ou frita) que tem alto índice glicêmico.

E bom apetite 🙂

Próximo artigo

Este é o artigo mais recente.

Comente :)